Suzuka foi a última prova do campeonato Historic F1 1996. Nélson Lira sagrou-se campeão ainda em Monza, pois a pontuação dava-lhe já esta vantagem.
No Japão tivemos 10 pilotos à partida, sendo que só 6 pilotos terminaram a prova, Nélson Lira foi um dos que não conseguiu trazer o seu carro até à meta, ao ver-se envolvido num acidente com André Vitória quando este tentava regressar à pista após se ter envolvido num toque com Tiago Freitas. Luis Carreiro e Paulo Sousa discutiam nesta prova quem ficava à frente, pois ambos tinham 80 pontos, no entanto Luis Carreiro abandonou a prova na volta 14.
Na qualificação os 3 primeiros foram Nélson Lira, Tiago Freitas e Domingos Vaz. Quem acabou por conseguir o primeiro lugar do pódio foi Paulo Sousa que tinha arrancado da 7ª posição da grelha, seguido por Nuno Vitória e Tiago Freitas.
Um longo campeonato que termina com o título para Nélson Lira com 155 pontos, tendo vencido 5 das 8 provas. O Vice-Campeão é Domingos Vaz com 106 pontos seguido de Paulo Sousa com 105 pontos.
Apesar do número inicial de inscritos neste campeonato ser 24 pilotos, o que obrigou a organização a criar mais uma equipa para comportar os pilotos todos, em muitas provas registou-se uma presença média a rondar os 12 pilotos. No entanto há que saudar todos os que se apresentaram em pista semanalmente e tornaram este campeonato competitivo e interessante até à última prova.
Parabéns a todos, e de forma especial ao Campeão Nélson Lira!